sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ATENÇÃO PARA A SOCIOLOGIA NO CONCURSO DA PMERJ


Sociologia no concurso da Polícia Militar

Em Sociologia e para o concurso a ideia de
igualdade social não deve ser vista como a de equidade social, já que a primeira diz respeito a que “supostamente” todos são iguais perante a lei, pois está ligada a cidadania e liberdade, enquanto a equidade diz respeito à promoção de igualdades entre os desiguais.

A sociedade que é a extensão do indivíduo não é estática, sofre constantes transformações muitas vezes a partir do próprio indivíduo, de acordo com influências que podem surgir tanto da política ou das vontades, como da economia ou escassez de recursos. Também os processos de industrialização, urbanização e globalização influenciaram e continuam influenciando a formação da sociedade atual, razão pela qual a sociedade deve ser estudada e compreendida de forma bastante ampla, inclusive quanto às condições de isolamento ou aplicação das regras de Direitos Humanos.

Historicamente as civilizações ou sociedades surgiram a partir de alguma organização, como o trabalho ou outras necessidades coletivas. No que diz respeito à
sociedade, refere-se à totalidade das relações sociais entre os seres humanos e, em Sociologia não designa a mesma coisa que comunidade, pois segundo o Sociólogo alemão Ferdinand Tönies, a comunidade
está ligada internamente por uma vontade coletiva, natural, enquanto na sociedade predomina a vontade racional, deliberada e proposital.

As comunidades têm algumas características comuns que servem para identificá-las, entre as quais podemos citar a
nitidez, que se refere aos limites territoriais, onde começa e termina do ponto de vista espacial-geográfico, a pequenez, devido ao fato de ser vista como uma unidade de pequenas dimensões, a homogeneidade
, devido ao modo de vida e semelhantes expectativas, e relações pessoais, que são consideradas na maioria das vezes contatos primários, relacionamentos por vínculos pessoais, diretos e geralmente de caráter afetivo e emocional.

Aos avanços e progressos científicos e tecnológicos contrapõem-se os retrocessos e carências sociais. Observamos que comunidades tradicionais estão perdendo seu poder de integração, incluindo os próprios valores das instituições família e casamento, com o crescimento do número de indivíduos à beira da criminalidade.
A socialização do indivíduo é à base de tudo, e consiste basicamente num processo de aprendizagem que ocorre inicialmente no seio familiar ou no grupo em que nasce, através de contatos primários, de caráter direto, pessoal e afetivo. Através do processo de socialização é que o indivíduo é preparado para viver em sociedade ou adquire a “sociabilidade”, capacidade natural do ser humano para viver em sociedade.

Os seres sociais interagem e desenvolvem os processos sociais que se referem às mudanças. Nem toda mudança é vista com bons olhos, e geralmente e inicialmente nos levam a um impacto negativo ou de aversão já que diferem de um modelo estabelecido até então, com o qual estamos acostumados.

Os
processos sociais são divididos em associativos e dissociativos
. Os associativos são os que geram cooperação, convivência e consenso, criando laços contínuos de solidariedade, por sua vez os dissociativos são divididos em competição e conflito.

Na competição, forma de interação que envolve luta ou disputa por bens ou recursos escassos ou limitados tende-se a excluir o uso da força, como nos concursos públicos. Por sua vez o conflito é a competição que assume características de elevada tensão social, o conflito assim como a guerra é a impossibilidade da razão.

A competição se difere do conflito porque é algo impessoal, acontece de forma consciente ou inconsciente e ocorre de forma contínua, enquanto o conflito é pessoal, emocional, consciente, pois os adversários sabem que estão em oposição, e tem como impulso neutralizar ou destruir o adversário.

Os processos sociais de alguma forma contribuem para a mobilidade social, ou a mudança de “status social”, posição que o indivíduo se encontra dentro de uma sociedade ou na estratificação social. A mudança social pode ocorrer de forma ascendente, quando ocorre uma melhora ou descendente quando ocorre uma piora no modelo ou na qualidade de vida. A mudança ou posição na estratificação social é caracterizada pela forma econômica quando existe a posse de bens; política pela posição de mando na sociedade, e profissional, que diz respeito ao grau de importância da profissão exercida pelo indivíduo.

A ocorrência do Controle Social também deve ser estudada e compreendida para a prova de Sociologia a partir dos conteúdos informados para o concurso sob todos seus aspectos. O controle da sociedade é considerado formal quando é institucionalizado na forma da Lei, como a atuação da própria Polícia, mas também existe o controle difuso ou informal. O controle social basicamente tem três funções. O de
ordem social que diz respeito à aplicação das leis para punir criminosos, a de proteção social que diz respeito ao cumprimento de normas que beneficiem setores menos protegidos da sociedade e da eficiência social
que estão relacionadas às regras e procedimentos que levem os indivíduos a contribuir de forma produtiva para o bem estar e desenvolvimento da sociedade nas áreas de saúde, proteção ao trabalho e educação entre outras.

Por sua vez, o
“agregado social”, que é definido pela reunião de pessoas aglomeradas de forma momentânea e dotadas de fraco sentimento grupal, deve ser observado pelos candidatos. Entre os agregados humanos podemos citar a multidão, que tem entre outras coisas como características a proximidade física, a falta de organização, o anonimato e a indiferenciação, o público, que é o que recebe estímulos feitos a partir de uma comunicação já que ocorre de forma espontânea, e a massa
, que é formada por grande parcela da população e que recebem opiniões formadas, na maioria das vezes indiferentes ou inconscientes aos processos sociais ou possibilidades de mudança.

De forma geral, todos os aspectos culturais ou de socialização por que passam os indivíduos, refletem e influenciam a vida em sociedade, e essa diversidade cultural forma comportamentos distintos, e de certa forma amplia a necessidade do estudo da vida em sociedade.

Para a prova, será necessário o candidato conhecer os conceitos relacionados à Sociologia, já que estes poderão ser cobrados de forma direta, mas também saber reconhecê-los e interpretá-los dentro de possíveis questões que tratem de diferentes fatos ou temas que envolvam a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário